Você sabe quais são os formatos de papel em uma impressão?

Cada formato, para cada necessidade

No processo de impressão offset o papel é o principal suporte de impressão. O papel pode possuir diversos formatos, gramaturas e texturas, havendo uma grande variedade de papéis. A série A do padrão ISO 216 é o mais comum no que diz respeito a formatos de folhas de papel e é baseado na razão √2.

Como a razão entre a altura e a largura do papel são iguais à raiz quadrada de dois, quando por exemplo se unem duas folhas A4 obtém-se uma folha A3 com exatamente o dobro da área. Sendo assim, é possível imprimir uma folha A3 em uma folha A4 sem perda de proporção.

Partindo de uma folha A0, podemos dividi-la em duas folhas A1, que têm exatamente a metade da área, e assim segue até A10. Como nosso processo offset trabalha com “folha inteira”, isso possibilita a impressão de até 64 folhas A7 em uma única folha A1, nosso maior formato. Vale lembrar que a escala segue em ordem decrescente, e por isso é bom compreender que quanto menor o número ao lado do A, maior será o papel. Os formatos 2A0 e 4A0 são especiais e geralmente não muito utilizados.